terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pescaria de Equações

Indicado para:
  Alunos da 7 ano

 Organização da classe:
  grupos de 3 ou 4 alunos

Conteúdo:
  equação de 1º grau

Competências e habilidades:
  Resolução de equações do 1º grau simples, mentalmente; relacionamento das linguagens em prosa e algébrica; aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética.

Material:
  baralho de equações (20 cartas) em cor amarelo e baralho de raízes em cor azul para formar os “lagos” de cartas.

Regras:  
  • As cartas são embaralhadas e formam dois montes, o amarelo com as equações e o azul com as raízes, que ficam no centro da mesa com as faces voltadas para baixo.
  • Cada jogador deve pegar 3 cartas do monte amarelo e 4 cartas do monte azul.
  • Inicialmente, os jogadores formam todos os pares com as cartas que receberam e colocam os pares à sua frente formando o seu monte de cartas. Um par corresponde a uma equação e sua raiz.
  • Decide-se quem começa.
  • Cada jogador na sua vez pede para o seguinte a carta que desejar, pode ser uma equação ou uma carta numérica, para tentar formar um par com as cartas que tem na sua mão. Por exemplo, se o jogador quiser a carta com o 5, ele diz: - Eu quero o 5. Se o colega tiver esta carta ele deve entrega-la e o jogador que pediu a carta forma o par e coloca em seu monte. Se o colega não possuir esta carta ele diz: - Pesque! E o jogador deve pegar uma carta do monte azul, se conseguir formar o par que deseja coloca-o em seu monte, se não conseguir fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue. Se a carta pedida for uma equação e ele tiver que pescar, isso deve ser feito no monte amarelo.
  • O jogo acaba quando terminarem as cartas dos lagos ou quando não for mais possível formar pares.
  • Ganha o jogador que ao final tiver o maior número de pares em seu monte. 

  • Para imprimir:   BARALHO AMARELO          BARALHO AZUL
     
  • Frase do dia

    "Não fique frustrado se as coisas não acontecem do jeito que você planejou. Muitas vezes as melhores coisas da vida são surpresas".

    segunda-feira, 22 de setembro de 2014

    A importancia dos jogos nas aulas de matemática

    Olá pessoal!

    Sou professora de matemática do ensino fundamental, amo o que eu faço e sempre que possível trabalho com jogos em sala de aula para fundamentar e dar mais importancia aos conteúdos.
    Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico do aluno, levar a pensar, a ter curiosidade em aprender. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
    O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido.

    Acompanhem o blog pessoal, em breve postarei vários jogos e espero que vocês possam utiliza-los seja em sala de aula ou fora dela.

    Frase do dia



    "Todos os sonhos podem ser reconstruídos. Só é preciso ter a coragem e ousadia de acreditar. Boa noite"!